terça-feira, 5 de julho de 2011

Encerrando os Ciclos

Eis que surge o peso de um ponto final...
Você consegue carrega-lo?

Muitas vezes ouvi dizer que os finais justificam os meios, mas será realmente que um único ponto final justifica toda a trajetoria de um caminho?
Aos crentes do dito sobre o final, lamento, mas tenho que discordar...
E acrescento mais, o que realmente importa é o caminho, seja ele torto, reto, obliquo ou circular... o durante é o que vale e é ele quem ensina o que devemos, o que somos e o que queremos ser...
Se você está com grandes esperanças de um final feliz, com mocinhos beijando mocinhas e letrinhas subindo com uma musica romântica, sinto informar, mas você perdeu o que realmente importa. rs

O final é sim fundamental, mas você não pode torna-lo meta. Você precisa aprender com a trajetoria, as melhores paisagens são vistas do decorrer da sua viagem.

Mas o foco do assunto é o ponto final, e você sabe findar as coisas em sua vida?

Encerrar ciclos é muito difícil, porque não existem linhas vermelhas indicando o limite de cada fase que temos que passar e, digo porque é verdade, as linhas não existem... Isso tem que partir de nós mesmos.
E daí se gera outra questão, a do 'Quando?'
'Quando devemos encerrar alguns ciclos?'
Seria demais te dar as respostas rs, mas uma coisa eu te garanto, é que as coisas duram o tempo que devem durar, e se você acha que está sendo pesado carregar certas situações, talvez seja porque já passou a hora de colocar os pontos finais nelas.


Os ciclos na nossa vida podem ser claros, como a infância e a juventude que acabam por si só, ou podem ser mais sinuosos como uma paixão ou uma amizade onde não sabemos exatamente como começou ou como vai terminar, se necessário que isso ocorra.
Mas o fato é que devemos estar dispostos a situações novas, porque, carregar varias coisas inacabadas nas costas não é uma tarefa muito sábia.


Gosto de pensar que todo dia Deus nos dá um novo prazo, onde já temos uma certa experiência e uma nova oportunidade de fazer as coisas darem certo. A folha em branco para ser escrita por nós, sobre nós... e toda as noites, Deus nos dá a chance de refletir e reciclar as coisas que não foram bem aproveitadas ou cultivadas.
O ciclo dos dias é algo magico, que se encerra por si só...
Assim como os ciclos dos anos, dos meses, das horas e minutos...
Estes são faceis de notar e começar denovo.

O mais complexo dos ciclos é o 'Momento'. Nós estamos fadados e presos a este ciclo, não tem como fugir e este só acaba com sua morte. O que você vai colocar ou tirar dele é escolha sua, mas lembre-se que o Momento é sua bênção e sua maldição.
Este é o seu caminho, é o seu durante...


Logo, chegamos a um ponto de perspectiva que é mais ou menos assim:
Os pontos finais não são o essencial, são necessários.
Cada ciclo tem sua classe, sua graça, mas estende-lo mais que o necessário pode fazer-lhe mal.
Estamos presos em uma fase da vida chamada Presente ( Momento ou Caminho), e este sim é sua maior dádiva Celestial, os Cosmos nos deram a oportunidade do Agora...


Então, vamos caminhar  e viver cada beleza de um instante, pois este é o nosso bem mais valioso.


Quanto pesa um ponto final?
O necessário para você conseguir sua alforria.
Faça o seu caminho valer a pena, para que os pontos finais sejam usados de maneira correta.

Boa tarde.

2 comentários:

  1. É engraçado como que a gente se esquece tanto de viver o presente neh?
    Lembramos sempre de como o passado era belo (por mais chato e tedioso que ele fosse no momento em que estavamos vivendo ele). E ficamos sempre imaginando como nossa história vai terminar, se com sorrisos ou lágrimas.
    E a gente passa tanto tempo buscando coisas em nossa mente, fazendo planos que esquecemos que o momento é oq mais vale, a palavra dita espontaneamente, o beijo roubado, o sorriso inocente.
    Se lembrassemos sempre de viver o hoje, muitas dos nossos problemas seriam resolvidos, e não haveria ponto final (ou houvesse uma porção deles), haveriam apenas escolhas, sentimentos, momentos, lembranças que guardaremos no famoso album da vida.
    O Eu te amo para sempre, não precisaria existir, porque você diria "eu te amo agora" e o agora pode significar um minuto apenas ou uma vida inteira.
    Somos bobos de pensar tanto em encerrar ciclos e colocar os pontos no lugar certo, que tem hora que esquecemos de viver e escrever nossa propria história!

    Lindo texto! :D

    PS: um ciclo talvez não precise ser encerrado, ele pode sempre voltar pro inicio e fazer todo o caminho de volta e vc não saber bem onde ele começa e onde ele teria q ter terminado, e ai nós definiriamos como uma mania. ;)

    ResponderExcluir